Retração gengival tem tratamento?

O melhor tratamento, é a prevenção. Evitar escovas duras, escovar com cuidado e menos força,realizar ajustes oclusais se necessário, usar pastas de dente para sensibilidade, fazer bochechos com flúor,etc.
Em casos que envolvam estética, é possível recobrir a raiz novamente, através de cirurgia periodontal (na gengiva).
Vale lembrar que a retração por si só, não causa a perda dentária.

196 Responses to “Retração gengival tem tratamento?”

  1. RENATA Says:

    Olá. Tenho retração gengival, já fui em vários dentistas e sempre me recomendaram a prevenção como forma de tratamento. Mas, isso não está adiantando. Ela se localiza apenas em um dos dentes, ficando mto sensivel por ficar inchada. Gostaria de saber se existe algum remédio, pomada, algo tópico q eu poderia estar passando.
    Desde já agradeço a atenção.
    Renata

  2. Contato Says:

    Cara Renata,

    existem uma série de tratamentos para retração gengival: terapia com flúor, pastas de dente dessensibilizantes, restauraçao da área afetada. O mais importante, é que se descubra a causa da retração( escovação incorreta, consumo de alimentos ácidos, gastrite,apertamento dentário,etc), pois só assim o tratamento correto poderá ser efetuado.

  3. Nickholas Says:

    li que ha tratamentos para a recuperação da areas afetadas pela retração gengival……isso e verdade ?
    a causa da minha retração e divido ao aperto do aparelho dentario….sera que tem cura ?
    desde de ja agradeço a compreensão

  4. Contato Says:

    Caro Nickholas,
    é necessário que se avalie a gravidade de sua retração gengival, pois o tratamento existe e pode ser feito por um especialista em gengivas: o periodontista. Para tanto, é importante que você procure um profissional capacitado. Só ele poderá lhe dizer qual a melhor solução pra seu caso.

  5. regina Says:

    gostaria que me fosse explicado,gentilmente,em q consiste a tecnica: membrana + laser, p/ recuperção de papilas interdentais. é segura?
    Grata,
    Regina

  6. douglas da silva Says:

    Olá estou começando a ter retraçao gengival para evitar que piore o que posso estar fazendo???

    Grato desde jáh…

  7. Contato Says:

    Caro Douglas,
    como citado acima, o mais importante é que se descubra a causa da retração gengival , pois só assim o tratamento mais adequado (pastas apropriadas, dieta sem alimentos ácidos,escova macia etc) poderá ser proposto.

  8. Contato Says:

    Cara Regina,
    as técnicas de reconstrução gengival são bastante seguras, desde que bem indicadas e realizadas por profissional especializado (neste caso, na área de periodontia).
    Converse com seu dentista e veja se a recuperação de papilas através de menbranas é o mais indicado neste caso.

  9. rodrigo Says:

    Olá,
    eu estou tendo retração gengival e adoraria saber se o cigarro pode provocar essa retração??? Obrigado

  10. Christine Says:

    Tenho retração gengival, mas nunca dei muita importância, pois nunca me incomodou muito. Agora começou a incomodar, muita dor, de um lado só. A dor é tanta que até está afetando minha garganta e ouvido. Tenho retração em vários dentes, mas para complicar, não tenho um dente na parte inferior, e acho que isso está sobrecarregando os dentes superiores, fazendo com que aconteça a retração e as dores. Gostaria que vc me auxiliasse para que eu procure um profissional que me dê todo suporte para o melhor tratamento.
    Desde já agradeço!

  11. Christine Says:

    continuação……
    Minha dentista disse que teria que fazer quatro aplicações de Fluor, para meu problema de retração. Mas gostaria de saber qual seria o melhor tratamento, tenho medo de fazer esse tratamento, e depois não adiantar, e ter que fazer outro, pois o tratamento com o fluor fica em torno de R$ 100,00. Mas gostaria de saber qual o melhor tratamento e tb o custo benefício.
    Obrigada.

  12. Ana Rosa de Gouvêa Says:

    Olá!!!
    Gostaria de saber como pode ser feita a cirurgia para retração gengival.
    Tenho este problema que sinto se agravar cada vez mais, estando a raiz de meus dois dentes dianteiros inferiores totalmente à mostra, o que me preocupa demais.
    Muito Obrigada.

  13. Contato Says:

    Caro Rodrigo,
    são vários os fatores ligados a retração gengival, sendo que o cigarro pode ser considerado um fator indireto, uma vez que torna sua gengiva mais susceptível a problemas (inflamação gengival, maior dificuldade de cicatrização da gengiva,etc).

  14. Contato Says:

    Cara Cristine,
    o tratamento com flúor é indicado para retrações gengivais leves e pode sim ter um bom efeito, mas a durabilidade dos resultados é pequena, ou seja, bem provavelmente, depois de um tempo,você volte a ter sensibilidade.
    O mais interessante mesmo, é descobrir a causa da retração e combatê-la. Neste caso, indico a você, procurar um dentista especializado em gengivas (periodontista), para que ele avalie as melhores opções no seu caso.

  15. Contato Says:

    Cara Ana Rosa,
    procure um periodontista para que ele a avalie, pois de acordo com seu relato, seu caso pode ser indicado para cirurgia periodontal, ou seja, o dentista irá “cobrir” a área afetada com uma “gengiva artificial” (menbrana).

  16. Ana Cristina Says:

    Oi estou com retração gengival em alguns dentes a causa acho que foi pelo aparelho que usei 5 anos,será que posso falar com o dentista que apertava meu aparelho,ou ele nao tem nada a ver com isso?

  17. alessandra Says:

    Olá. Estou fazendo uma limpeza (raspagem) nos dentes, pois tenho retração de gengiva em vários dentes , que me causa desconforto por causa da mudança de temperatura, agua gelada, e estou sentindo mais sensibilidade agora do que antes. Gostaria de saber onde (faculdades de Odonto) posso procurar um profissional que faça reconstrução gengival, pois a parte estética também esta me incomodando bastante.Obrigada

  18. valeria rocha Says:

    gostaria de saber o que posso fazer para curar de vez a minha retraçao e nao só arrumar por um tempo ;tem cura? esta no inicio mas em varios dentes , e eu nunca precisei usar aparelho ortodontico e queria saber se adianta usar moldeira ‘a noite? obrigada

  19. Helder Pereira Says:

    Olá,
    Após alguns apertos nos dentes provocados pelos dentes de siso, tive muitos sangramentos nas engivas, depois de estrair os dentes de siso problematicos coemçer a sentir perda da gengiva em um lugar especifico quer na dentição superior quer na inferior. Não tenho sensibilidade (dor, inxaço) já fiz o tratamento com fluor mas o resultado é pouco significativo, suponho que por esta evolução só ao fim de um ano poderá ter algum sucesso, será normal esta demora nas melhorias, será que tenho a gengiva esticada pelos dentes do siso e terei de aguardar que voltem ao normal? Obrigado.

  20. Liliane C. Says:

    Ola… Qd se trata uma retração apenas com restauração, o que vem a ocorrer depois? A gengiva, não vai voltar ao seu devido local? Ela pode continuar retraindo? Obrigada.

  21. karina claro Says:

    Ola,tenho retraçao ja ha alguns anos ,antes era so por fora que ela apareciam agora pro dentro tb tem,faço tratamento direto mais nao resolve…sera que posso perder os dentes ….obrigado karina

  22. Rosana Maria Marçal dos Santos Says:

    Tenho retração gengival e gostaria de saber se umas das causas pode ser o cigarro? Gostaria de saber também se a retração pode ocasionar a perca dos dentes. Tenho problema de oclusão usando aparelho pode melhorar? Tenho 37 anos.

  23. Contato Says:

    Cara Ana Cristina,
    o uso de aparelho pode gerar um leve aumento da retração gengival em pacientes que já tem predisposição. Isso não depende da habilidade do dentista e nem está relacionado com a qualidade do tratamento.

  24. Contato Says:

    Cara Alessandra,
    o fato de sentir mais sensibilidade após a limpeza é normal, uma vez que com a remoção do tártaro, uma parte de seus dentes sem proteção contra choques térmicos, volta a ficar exposta. Com o tempo, essa sensibilidade aumentada tende a melhorar.
    Existe uma série de faculdades que prestam serviço a populacão, sendo dentre elas, as mais conhecidas, as faculdades de odontologia da USP, UNESP e UNICAMP.

  25. Contato Says:

    Cara Valeria,
    como já citado acima, o tratamento da retração gengival dependerá muito da causa desta retração.
    Ela pode ser melhorada com o uso de moldeira/placa noturna, mudançã da escova ou hábitos alimentares,etc.
    Procure um dentista, para que ele possa orientá-la sobre as melhores opções para seu caso.

  26. Contato Says:

    Caro Helder,
    sugiro que entre em contato com um dentista, para que ele possa orientá-lo sobre a evolução do seu caso.

  27. Contato Says:

    Cara Liliane,
    o tratamento com restauracao no local da retração gengival é bastante satisfatório, desde que se removam as causas da retração. Caso contrário, sua gengiva pode sim, continuar a retrair.

  28. Contato Says:

    Cara Karina,
    no seu caso, o mais indicado é procurar auxílio de um especialista em gengivas (periodontista).

  29. Contato Says:

    Cara Rosana,
    respondendo suas perguntas:
    - o cigarro pode agravar a recessão gengival, assim como uma oclusão errada também pode.
    - Graus severos de retração gengival associada a perda óssea podem gerar mobilidade e perda dos elementos dentários.

    Sugiro que voce entre em contato com um dentista especializado em gengivas (periodontista).

  30. Zara Says:

    Minha gengiva se retraiu do lado direito superior da arcada dentária. A dentina fica exposta causando dor como se fosse cárie, quando me alimento com coisas ácidas ou geladas. Os dentes afundaram e minha mordida está torta. Já passei dos 30 anos. Será que ainda posso me tratar?

  31. Contato Says:

    Cara Zara,
    pelo seu relato, sua oclusão (forma como os dentes de tocam) também está deficiente, o que inclusive, pode ser uma das causas da retração gengival. O ideal é que você procure um dentista o quanto antes, pois quanto mais esperar, mais chances existem do problema aumentar.

  32. Leandro Says:

    Tenho retração em praticamente todos os dentes e antes disso já estava com sensibilidade a alguns anos. Fui aodentista no fim de 2008 e me falou para usar escova pequena e macia, e usar pouca força ao escovar fazendo círculos, e bochechar constantemente, evitando manter a boca muito ácida. Não fumo e posso evitar álcool se isso ajudar. ë possível tratar o problema com uma alimentação direcionada à resoluçào do problema? Eu tive (ou tenho) bruxismo e algum início de gastrite.

  33. Daniel Almeida Says:

    Olá! Bom Dia!!!

    Diante mão, lendo sobre varios casos acima citado, entendi que o primeiro passo para um bom tratamento, na retração gengival, é a descoberta do motivo que esta causando tal mal. Bom a minha duvida esta em o que fazer para saber como encontrar um bom profissional periodontista, para realizar tal diagnostico, quais prevenções eu posso fazer para ajudar a não progressão deste mal. Sou casado, e tudo isso que estou querendo saber e para minha esposa, ela possui uma retração gengival visivel ate mesmo para quem e leigo no assunto assim como eu, e, que, por causa, tanto da estetica, como da dor, que esta causando, ela sofre muito com isso, queria entender mais sobre este mal, convivo com o sofrimento continuo dela por causa deste mal.
    obrigado desde ja a atenção.

  34. Contato Says:

    Caro Leandro,
    você parece apresentar uma série de fatores que levam à retraçâo gengival: força na escovação, gastrite ( provavelmente seu suco gástrico é bastante ácido) e bruxismo.
    Neste caso, além da escovação com menos força, talvez fosse interessante você conversar com seu dentista, sobre a possibilidade de uso de uma “placa para bruxismo” . Vale a pena também, diminuir o consumo de alimentos ácidos (abacaxi, laranja, refrigerantes) e procurar um médico gastroenterologista, para que ele possa avaliar melhor seu estágio de gastrite.

  35. Contato Says:

    Caro Daniel,
    a prevenção está diretamente associada à causa da retração gengival. Sua esposa consome muitos alimentos ácidos? Range ou aperta os dentes durante a noite? Escova com muita força? Tem os dentes muito apinhados?
    O ideal é que vocês procurem um dentista especializado somente em gengivas, para que ele possa orientá-los sobre as melhores opções neste caso. Leia o tópico sobre cirurgia plástica associada a retração gengival. Vai ajudá-lo a entender melhor o que o profissional poderá fazer em casos severos de retração gengival.

  36. Maria iracema Bueno Says:

    Gostaria de saber mais sobre reconstrução gengival, de onde sai a sengiva ou osso que vai substituir a gengiva danificada. Obrigado!

  37. Contato Says:

    Cara Iracema,
    a gengiva pode ser reconstruída através do uso de membranas compradas ou do uso de gengiva do próprio paciente.
    Quanto ao osso, tanto pode ser retirado da mandíbula. osso ilíaco,etc, como pode ser do tipo liofilizado (osso “em pó” comprado).

  38. Marcos Vinícius dos Santos Rosa Says:

    Olá!

    Utilizei aparelho ortodôntico durante alguns anos, e estou em fase de contenção, após realizar um procedimento de correção de diastema com rezina, próxima ao dente canino, comecei a sentir sensibilidade na região deste dente (sem retração da gengiva), por conta disso mudei os hábitos de escovação, passando a escovar na horizontal nessa região utilizando uma escova mais dura que o habitual . Menos de um mês depois surgiu a retração nesse dente.Gostaria de saber o que pode ter influenciado mais nesse caso e se a cirurgia de reconstrução pode ser aplicada a casos mais amenos de retração?

  39. Contato Says:

    Caro Marcos Vinicius,
    acredito que o que mais posso ter influenciado, é a escovação horizontal associada a uma escova dura. Use sempre escovas macias e realize movimentos suaves.
    Quanto à cirurgia de reconstrução gengival, geralmente ela é mais indicada para casos de retração severa. Avalie com um periodontista se essa é a melhor opção no seu caso.

  40. Adriano Martins Says:

    Boa tarde, tenho uma grande retração gengival em vários dentes e o dentista me sugeriu enxerto de gengiva, porém não concordo em adotar esse procedimento uma vez que penso ele ser extremamente doloroso e de difícil cicatrização.
    O periodontista me disse que conforme perdemos gengiva, perdemos parte do osso também, isso é verdade?
    Com o passar do tempo e aumento da retração da gengiva é possível a perda de dentes ou ela só é possível se algo mais grave ocorrer na boca?
    Obrigado.

  41. Contato Says:

    Caro Adriano,
    é verdade sim que conforme perdemos gengiva, perdemos estrutura óssea também.
    Uma retração severa, associada a perda óssea, pode levar a perda do (s) dente (s).
    Como seu dentista sugeriu o enxerto, acredito que sua retração seja bastante severa e neste caso, esta é mesmo a melhor opção.
    Quanto a questão de dor e cicatrização, existem gengivas “artificiais” que podem ser compradas, evitando a remoção do enxerto diretamente de sua boca.Além disso, o sucesso da cicatrização depende de uma série de fatores (presença de doenças sistêmicas, fumo, etc).Converse com seu dentista para que ele possa esclarece-lo melhor.
    Um abraço

  42. Tatiane Says:

    Boa tarde,

    Muito esclarecedor ler estes comentários no seu blog até mais do que eu obtive de esclarecimento conversando com o próprio dentista. A minha grande dúvida é: O dentista o qual me consultei disse que não existe muitas chances de o enxerto na gengiva funcionar pois nesta região não há irrigação do sangue, ou seja, não há outra alternativa senão fazer raspagens dentro da gengiva e fazer este tratamento pelo resto da vida..Achei muito estranho pois com a tecnologia avançada que temos, acredito que haja sim uma maneira de reconstrução gengival como citado acima e gostaria na verdade de saber se essas cirurgias são realmente eficazes e lhe perguntar um contato de um bom periodontista aqui em São Paulo próximo a região da Paulista e se é possivel passar esse contato.

    Obrigada.

  43. Tatiane Says:

    Gostaria de saber se é possivel mandar o contato do cirurgião do qual vocês utilizaram a foto da realização da cirurgia e postaram como Odontologia Estética. É de um cirurgião desses que eu preciso. Por favor me ajudem, meu caso é muito grave.

  44. Edilene Says:

    Eu estava lendo o forum porque tenho o mesmo problema de retraçao de gengiva. Para eu resolver as dores que eu sentia, pedi para o meu dentista colocar resina branca aonde meu dente tinha a raiz exposta, sò que com o tempo cai, sò resolve por um periodo. Outra solucao que adotei foi… pedi para a minha dentista fazer o canal dos dentes que eu sentia dor por causa da gengiva que era exposta e resolveu o meu problema. Mas vou dar uma dica para quem nao quiser fazer canal nos dentes. Existe um creme dental maravilhoso que repara o esmalte dos dentes e que tira a sensibilidade da raiz exposta porque ele reveste tambem a raiz que esta exposta. O nome desse creme dental é BioRepair e està no site italiano: http://www.biorepair.it Como eu moro aqui na Italia é facil comprar nas farmacias e supermercados. Eu jà uso alguns meses, mas resolveu toda a sensibilidade que eu tinha em alguns dentes que nao fiz tratamento de canal. Infelizmente, nao sei se existe no Brasil porque moro na Italia. E com relaçao a escovaçao o meu dentista falou que nao pode escovar em circulo porque senao irà retrair ainda mais, se for arcada superior terà que inicial da gengiva para baixo com uma escova muito macia, assim a tentencia da gengiva e voltar no lugar certo atraves dessa escovaçao e na parte inferior iniciando da gengiva para cima delicadamente. Esse tipo de escovaçao é indicada somente para pessoas que tem problemas de retraçao da gengiva e nao em outros casos. Espero que eu tenha ajudado com essas dicas!

  45. albertina rosa cardoso Says:

    ola, bom dia!tenhoretraçao gengival, faço tudo certo qto ao tratamento,mas, me preocupa muito,nao tenho dor nen mau halito .nada mas a estetica e tenho dentes grandes e bonitos,sendo q com a retraçao eles ficam maiores onde chamam muita atençao,gostaria de saber se o implante gengivalé gengiva propria oufalsa?obrigada

  46. Contato Says:

    Cara Albertina,
    o implante gengival, pode ser feito através de enxertos e a gengiva pode ser reconstruída através do uso de membranas compradas ou do uso de gengiva do próprio paciente.
    Converse com seu dentista para que ele possa avaliar qual a melhor opção no seu caso.

  47. Liane Says:

    Olá! Tenho esse problema em 50% dos meus dentes. Meu dentista particular, sugeriu colocar resina como proteção onde aparece a retração, para tentar estacionar. Como não vi essa medida em nenhuma literatura, gostaria de saber se é tecnica nova e realmente procede? Grata. Liane

  48. Victor Hugo Says:

    Olá, bom dia. Eu estou com recessão gengival de 3 mm no dente inferior na frente. Comecei a notar o processo a pouco tempo ( acho que 3 meses) e está muito rápido. Já fui à dentista e ela folou que a causa seria trauma porque já usei aparelho e o dente estava triscando num ponto no de cima. Uma coisa estralha que observei foi que bem na ponta onde a gengiva está retraindo está branco, a dentista não sabe o que é, você teria alguma idéia? Sendo que o processo começou a partir de uma coisa branca na gengiva que provocava dor, tipo afta, cheguei a usar enxaguantes e a dor passou. Só que depois começou a retração. Será que é alguma bactéria ou algo invasor? Ah eu também estou com umas ínguas na parte de dentro da boca, a gengiva deve estar inflamade, não é isso? A dentista passou como tratamento o enxerto com tecido do palato, será que é possível o uso de membrana articifial, nesse caso onde se encontra para comprar? Com relação ao tratamento também ela não passou nenhum remédio para combater logo a inflação e nem atacou logo a causa, ela deveria ter feito logo isso né?

    Desculpa o nº de perguntas, mas é que eu estou muito preocupado em perder o dente e com medo de fazer a cirurgia.

  49. Contato Says:

    Cara Liane,
    a colocação de resina em áreas de retração é um procedimento que já existe há algum tempo e que gera um alívio imediato da sensibilidade. Porém, se as causas da retração não forem tratadas, o problema tende a continuar, assim como a recessão.

  50. Contato Says:

    Victor Hugo,
    a evolução rápida da recessão gengival está localizada num dente ou ocorre em vários dentes? Caso esteja localizada, provavelmente seu dente apresente um contato prematuro, ou seja, ele toca primeiro que os outros dentes na hora em que você morde ou aperta os dentes, e essa força, gera a recessão.Porém, nao é possível afirmar que seja isso, sem ter visto o caso.
    A mancha branca, pode ser uma descalcificação da estrutura dentária relacionada à época em que você usou aparelho. Porém, mais uma vez,nao é possível afirmar que seja isso, sem ter visto o caso.
    Esses edemas na gengiva podem ser de inflamação ou abcesso periodontal (formação de uma área dolorosa e inchada ao redor do dente), e o tratamento adequado,vai depender deste diagnóstico.
    Por fim, converse com seu (sua) dentista sobre sua preferência no uso de membrana artificial, pois somente o profissional pode adquirir tal produto.
    Espero ter ajudado.

  51. Suéllen Says:

    Ola, adorei estes comentários.. Usei aparelho ortodôntico por aproximadamente 9 anos, e retirei a +- 1ano, só agora q fui sentir mta sensibilidade nos meu dentes…em quase todos, mta dor mesmo!! Fui na periodontista e ela vai fazer umas sessão de laser (não sei pra que q serve) e vai tratar com resina, esse procedimento é correto? Já estou utilizando o fluuor q ela me passou!! Como a minha retração era por movimentação excessiva dos dentes e agora n uso mais aparelho sera q ela podera voltar?

    Obrigada desde já!

  52. Contato Says:

    Cara Suellen,
    os procedimentos indicados pelo periodontista são adequados. Tanto o flúor quanto o laser e a resina, servem para minimizar a sensibilidade.
    Se a única causa da retração foi o aparelho, as chances deste problema evoluir são pequenas. Caso exista alguma outra causa associada, como apertamento dentário, escovação com força,etc, a retração gengival poderá progredir.

  53. Suéllen Soares Says:

    Ainda bem q este sprocedimentos estão de acordo! Não comentei antes, mas vou fazer tambem um clareamento a laser, sera q eu posso? Pq li em mtos outros artigos q uma das contra-indicações é a retração!! Mas minha dentista disse q terei sensibilidade nas primeiras 48h, mas não é nada q não seja suportável. E esse laser terapeutico vai me ajudar e muito até pra fazer o clareamento diz ela!
    Só que morro de medo…Sera q é indicado eu fazer?

  54. Contato Says:

    Suellen,
    a retração realmente contra indica o clareamento dentário,principalmente o feito em consultório, pois a concentração do produto aplicado é muito alta.
    Acho mais interessante, primeiro você controlar e descobrir as causas de sua retração, para posteriormente realizar um clareamento caseiro, onde a concentração do produto é menor.

  55. Laísa Says:

    Tenho 17 anos , e estou com problema de retração gengival em dois dentes na parte superior.Acredito que o motivo tenha sido por causa de escovação exagerada,mais esta pequena ainda.Gostaria de saber se começar um tratamento agora posso me livrar do problema definitivamente?

  56. Contato Says:

    Laisa,
    o mais importante, é que seu dentista descubra a causa ou causas de sua retração gengival.Você não acha que se fosse por escovação exagerada, a retração existiria em vários dentes, e não apenas em dois?
    Vale a pena conversar com seu dentista,descobrir o problema e aí sim, se for tratado, existem grandes chances de que ela não progrida.

  57. Laísa Says:

    Obrigada por responder a minha pergunta.Mais…Gostaria de saber também se a retração gengival causa perda ossea?Ou se a retração já é um sinal de perda ossea?Pois minha tia tem,e disse que é perda ossea.Por favor esclareça essa minha dúvida..
    Obrigada!

  58. Elise Says:

    Dr.
    Estou com retração gengival há 3 meses, algo que nunca tive, mas desde que comecei a fazer quimioterapia (CA de mama), apareceu em um dente (frente/inferior). Quando começou a retração, incomodava muito e minha mãe orientou que escovasse no lugar várias vezes, com escova macia. A dor aliviou, mas a retração continua. Como sempre tive uma boa escovação, inclusive já usei aparelho para corrigir má oclusão, gostaria de saber se a quimioterapia tem alguma coisa a ver com a retração gengival, já que este tipo de tratamento costuma apresentar muitos efeitos colaterais.

  59. Contato Says:

    Laisa,
    na maior parte dos casos, a retracao gengival esta associada a perda ossea, por isso mesmo, descobrir as causas e trata-las,torna-se tao importante.

  60. Contato Says:

    Elise,
    os maiores efeitos colaterais da quimioterapia, sao a boca seca e a mucosite (aftas em grande quantidade).Voce ja procurou um dentista para que ele possa orienta-la melhor?

  61. carla Says:

    Olá, há 5 dias iniciei um clareamento caseiro com moldeiras. Logo na primeira noite a gengiva de um dos caninos ficou um pouco machucada, mas achei q fosse normal machucar um pouco no inicio e usei a moldeira por mais uma noite. Ao ver q havia machucado mais, cessei o uso da moldeira na arcada superior, porém, no local onde antes havia um edema na gengiva ( machucado) se retraiu, de forma a expor uma pequena parte do meu dente. Parece na verdade q a pele que estava machucada simplesmente “sumiu”, e no lugar do edema ficou um buraco ( ausencia de gengiva). Hoje não está mais doendo, porém esteticamente está horrível. Será que a retração foi ocasionada pelo uso da moldeira? Obrigada desde já!

  62. Contato Says:

    Carla,
    esta retração pode sim ser relacionada ao uso de moldeiras. Por isso é tão importante um acompanhamento do dentista durante o clareamento.Sugiro que entre em contato com seu dentista para que ele possa avaliar exatamente o que ocorreu neste caso.

  63. carla Says:

    obrigada pela resposta e parabéns pelo trabalho!

    Carla

  64. Fernando Says:

    Olá, gostaria de saber se a retração da gengiva pode ocasionar a perda dos dentes, e também se pode levar a ocorrência da reabsorção nos dentes.
    Desde já agradeço!

  65. Raquel Says:

    Tenho retração gengival e já fiz cirurgias de reconstituição, porém os resultados não foram satisfatórios. Além disso, tenho problemas de gastrite e tenho apertamento dentário. Já fui em vários dentistas e cada um me indicou um tipo de tratamento. Gostaria de saber qual é o melhor : colocar aparelho ortodôntico (pois a posição de encaixe dos dentes não está correta) ou utilizar a placa noturna (para evitar o apertamento dos dentes).
    Agradeço desde já,
    Raquel.

  66. José Vitor Says:

    Olá Dr, Tenho 14 anos, acho isso muito estranho…meus dentes são tortos(apertados), tenho retração gengival na parte inferior e na parte superior, quando faço um check-up rápido pra ver se meus dentes estão sujos(leves pressões na boca, passar a lingua em alguns dentes e etc) percebo que ao fazer uma leve pressão nos dentes da parte superior sinto como se saí-se um ar de dentro(como se saíse de uam pequena fendaentre os dentes e a gengiva)(nao sinto odor desagradáveis)como seria meu tratamento?seria caro?porque minha família nao é muito rica para bancar o tratamento?ja está no estágio avançado?. é muito estranho isso acontecer na minha faixa de ídade?nunca depois de arrancar os dentes de leite tive os dentes lindos e perfeitos(como os comuns)
    espero urgentemente sua resposta

  67. mara Says:

    Olá eu estou com retração gengival,sinto muita dor na gengiva,na garganta e nos ouvidos e normal?Eu já fiz varias raspagens mas nao resolveu o problema,o que devo fazer?
    Desde já obrigado!!!!

  68. Contato Says:

    Ola Fernando,
    a retração gengival caso não tratada (causas e consequências) pode sim levar a reabsorção do osso que “segura” o dente preso na boca e consequentemente à sua perda.
    Seus dentes apresentam mobilidade?

  69. Contato Says:

    Ola Raquel,
    primeiramente, você apresenta dois fatores que contribuem para a retração gengival: gastrite e apertamento dentário. Não adianta nada tratar as consequências (reconstituição) se não forem tratadas as causas, pois mais dia menos dia, a retração volta a aparecer.
    O aparelho ortodôntico por sua vez, pode também ser um fator de retração gengival, por isso, talvez agora não seja a melhor hora para colocá-lo.
    Acredito que valha a pena você controlar a gastrite e o apertamento (com uma placa), para posteriormente pensar em melhorar sua mordida.
    Um abraço

  70. Contato Says:

    Ola José Vitor,
    essa “fenda” entre os dentes associada a retração gengival,pode ser o início de uma perda do osso que sustenta os dentes,mas fica muito difícil dar uma opinião sem estar vendo sua boca, um rx desses dentes.
    O melhor neste caso, é procurar um dentista para que ele possa avaliar adequadamente o que esta ocorrendo e qual a melhor forma de ser tratada.
    Um abraço

  71. Contato Says:

    Ola Mara,
    primeiramente, voce já procurou um medico otorrino para avaliar suas dores de garganta e ouvido?
    Um abraco

  72. José Vitor Says:

    Muitissimo obrigado pela resposta

  73. Erica Says:

    Li nas postagens anteriores que apertamento dentário pode ser causa de retração. Eu tenho os dentes bastante tortos, causados por molares que tenho que extrair, e pelo que consigo ver a retração existe em todos os dentes. Caso o meu dentista identifique que a causa da retração é mesmo o apertamento dos dentes, colocar o aparelho (que vai ficar na boca por anos e anos) já resolve a retração de imediato? Ou seria o caso de tratar a retração de alguma forma para depois colocar o aparelho? Outra dúvida, por curiosidade: como funciona o tratamento com flúor para retração?

  74. Raul Numes Says:

    Olá, estou com retração gengival, já fui em vários periodontistas, alguns falam que não tem mais jeito e outros falam que possuem tratamento, pesquisei na internet sobre a retração gengival e vi que existe tratamento, estou com duvida, que tratameto você me recomendaria? Caso não exista realmente um tratamento tem como “tampar” com algum material a àrea atingida?. Obrigado pela atenção.

  75. Contato Says:

    Cara Erica,
    o apertamento dentário não está somente associado com dentes mal posicionados, e o uso de aparelho pode até mesmo piorar a sua retração gengival.
    Converse com seu dentista, estabilize o problema da retração e só depois pense em tratamento ortodôntico.
    O tratamento com flúor, serve somente para melhorar a sensibilidade gerada pela retração, mas não trata a retração.
    Um abraço

  76. Contato Says:

    Caro Raul,
    Existem diferentes tipos de tratamento para retração, tudo vai depender das causas e de quantos dentes foram afetados.
    Converse com seu dentista, pois sempre há como melhorar a retração.

  77. vera santos Says:

    Olá, boa noite!

    Estou precisando de um auxilio para entender o que realmente é

    o meu problema e como posso resolver.

    Tenho retração de gengiva há alguns anos, e recentemente

    fui a um dentista pra fazer uma revisão periódica dos dentes

    em geral.

    A dentista disse que seria necessário fazer restauração de gengiva

    e fez os procedimentos nos dentes utilizando resina.

    Um dos dentes doeu nos primeiros 2 dias e depois ficou normal.

    Porém o último que seria o término do tratamento, foi feito

    há mais de 1 mês e senti muita dor.

    Semana passada, ela resolveu tirar a restauração, pois não foi bem

    aceita pelo meu dente.Depois disso, diminui a dor e ela me disse que se

    fechar, pode doer de novo.

    Disse que devo deixar como está, e minha dúvida é se este procedimento é correto

    diante da minha gengiva estar muito exposta?

    Estoucom muito medo de que piore a situação e eu perca meu dente.

    Agradeço pela atenção e aguardo retorno.

  78. Contato Says:

    Ola Vera,
    o que acontece, é que uma das substâncias usadas no preparo da restauração, tem uma composição bastante ácida, e por isso pode gerar sensibilidade, principalmente nos primeiros dias.
    Acredito que se você utilizar uma pasta para sensibilidade até obter um alívio total da dor e tentar novamente o procedimento restaurador, ele pode dar certo.

    Uma outra opção, apesar de não ser estética como a resina, são as restaurações em ionômero de vidro.
    Boa sorte!

  79. Gustavo Says:

    oi td bem?, tudo começou com uma sensibilidade em um dente, mas agora a minha gengiva, do lado esquerdo, começou a doer em cima e em baixo, é uma dor aguda, ela vem e passa, chega a doer até minha cabeça do mesmo lado, fui no dentista e ele falou q poderia ser uma retração gengival, o q será??
    Obrigado…

  80. roberto Says:

    Gostaria de saber se o siso oclusado é causa de retraçao gengival. Uma vez uma cirurgia dentista recomendou que eu escovasse da gengiva para os dentes, sem movimentos circulares, mas dessa forma nao limpa direito e eu sei que a limpeza é fundamental para nao acumular aquele material acido por dentro da gengiva…O que fazer?
    Quero saber tambem sobre a influencia do estresse na retraçao gengival e como é que uma aplicaçao do fluor pode ser forma de tratamento se ela apenas diminui a sensibilidade…como o fluor pode tratar uma retraçao?

  81. Contato Says:

    Gustavo,
    o dentista fechou o diagnóstico como retração? Sua dor vem e passa sozinha? Por favor, especifique um pouco mais seu caso.

  82. Contato Says:

    Roberto,
    a forma como sua dentista ensinou a escovação é correta, mas caso você esteja com dificuldades, tente movimentos de vai e vem, de forma lenta englobando apenas dois dentes por vez.
    Quanto ao flúor, ele não trata a retração, apenas diminiu a sensibilidade. O que deve ser feito é descobrir a causa para que seja possível controlá-la e caso o dano esteja muito severo pode ser necessária também um recobrimento gengival das áreas expostas.

  83. fabi Says:

    Usei apareleho durante 4 anos, porem, antes de usar o aparelho já tinha retração gengival, acabei de tirar o aparelho e procurei um periodontista que informou que teria que fazer um enxerto de gengiva, pois quase todos os meus dentes foram afetados.
    Gostaria de saber se devo procurar outras opinioes, e se exiete outros tratamentos que posso fazer que não seja o enxerto.

  84. Contato Says:

    Ola Fabi,
    se antes de usar o aparelho você já tinha retração gengival e agora um especialista em gengivas (periodontista) está indicando o enxerto, acredito que seja o melhor a fazê-lo.
    Um abraço

  85. Álvaro Says:

    Olá,

    Tenho retração gengival e sinto muito dor (lateja bastante) no local. Recentemente, meu dentista realizou procedimento de restauração colocando resina. Ocorre que mesmo após o tratamento a dor persiste, e em consequencia disso. Mencionou que a realização de enxerto não seria satisfatória, pois terei que usar aparelho para corrigir a mastigação (mencionou que enxerto poderia ser perdido). Como a dor é muito intensa, indicou a realização de canal. Desta feita, o canal é pode ser o melhor tratamento indicado? Desde já agradeço a atenção.

  86. Contato Says:

    Ola Alvaro,
    logo após a restauração com resina, o dente pode ficar até mais sensível do que antes durante aproximadamente um mês…isso é normal.
    Você também pode fazer uso de pastas pra sensibilidade, inclusive aplicando-a sobre o local sensível como se fosse uma pomada.
    Acredito que o canal, num caso de retração, deva ser sempre a última opção de tratamento, somente quando todo restante não deu resultado.
    Um abraço

  87. Rafael Says:

    Olá,

    Há algo que ainda me intriga não há possibilidade da gengiva crescer novamente sendo que há uma pequena perda no local?Eu estou mudando os hábitos de escovação para isso,só me confundi essa possibilidade se em uma pequena perda da gengiva ela poder ou não crescer novamente cobrindo aquela pequena falha.
    Obrigado.

  88. Contato Says:

    Ola Rafael,
    após a presença do problema, o que você pode fazer é realmente mudar seus hábitos de escovação, no intuito de que ele não piore.Mas, não existe possiblidade de um “crescimento” gengival espontâneo no lugar da falha.

  89. raquel Says:

    a alguns dias tenho percebido minha gengiva um pouco afastada do meu dente inferior a frente!!! E a gengiva esta um pouco inflamada!!! O que isso pode ser? sera q corro o risco de perder o meu dente? Tem tratamento?

  90. Matheus C.Marins Says:

    Olá Said, tenho 18 anos e uso aparelho há 6 anos, comecei a usar porque tinha os dentes caninos nascendo trepados, os dentes acertaram porém agora apresentam retração chegando quase a raiz, só que mudei de dentista e ela fez uma avaliação optando por extrair 2 dentes molares para haver uma melhor acomodação e colocou outro aparelho que tem previsão de 1,5 ano. Gostaria de saber se posso paralelamente fazer um tratamento para conter essa retração? Ou tenho de esperar passar esse tempo? por fv me dê uma alternativa pois esteticamnte tá feio.
    Obrigado.

  91. Matheus C.Marins Says:

    Gostaria de acrescentar que tenho muita sensibilidadenos dentes, que durmo de boca aberta e que sofro de bruxismo.

  92. Contato Says:

    Ola Raquel,
    recomendo que procure um dentista, pois a gengiva pode estar inflamada devido ao tartaro, e neste caso, uma limpeza, iria melhorar a inflamacao.
    Abracos

  93. Marilia Says:

    Ola,
    Ja estou em acompanhamento com dentista e a espera da perio. Tive uma queimadura com alimento grave bem atras dos 2 dentes da frente. JA cicatrizou, mas retraiu a gengiva de um modo, que ficou um buraco entre os dentes. Mas a gengiva ta rosa, sarada. O dentista diz que implant d gengiva nao é nada garantido…ele apenas tirou o tartaro e me encaminhou pra perio. Sera q minha gengiva nunca mais vai crescer? Essa perda de tecido do ceu da boca é irreverssivl? É progressivo ou foi só pela queimadura? Sempre tive a boca saudade, ha 2 meses que isso aconteceu e estou apavorada.
    Obrigada pela atençao e paciencia!

  94. Leonardo Says:

    Olá, Tenho 22 anos e tenho periodontite genética. Tenho retração gengival em muitos dentes e mobilidade também. Em um dos dentes (canino superior direito) comecei a sentir muita dor a ponto de não conseguir dormir. Com tratamento adequado, posso ficar curado? Ou seria um caso perdido? Mais dia, menos dia perderia meus dentes? Abs e obrigado.

  95. Marcia Says:

    tenho retração e mordida cruzada, mas nao quero colocar aparelho, queria colocar coroas de porcelana p tapar a retraçao e consertar os defeitos. pode ser feito sem prejudicar ainda mais?

  96. Contato Says:

    Ola Marcia,
    a estetica (como coroas e facetas) muitas vezes é usada para melhorar o sorriso sem uso de aparelho.Porem, devem ser analisados alguns fatores, como por exemplo a causa da sua retracao antes de se pensar na estetica. Converse com um dentista da area de ortodontia e um da area de estetica para que eles possam orienta-la sobre qual a melhor solucao para seu caso.
    Abracos

  97. Contato Says:

    Ola Leonardo,
    se existe mobilidade dentaria, provavelmente existe perda ossea e a extensao dessa perda deve ser avaliada. Contudo, um tratamento adequado, com um dentista especialista em periodontia pode sim controlar ou ate mesmo resolver o seu caso de periodontite. Quanto ao seu canino superior, caso esteja doendo sozinho, avalie junto ao dentista se nao existe nenhum envolvimento pulpar.
    Abracos

  98. Contato Says:

    Ola Marilia,
    é um pouco dificil avaliar toda a extensao do problema sem ver seu caso de perto, mas em alguns casos de retracao é possivel que seja feita a extrusao dos dois incisivos (dentes da frente) e a gengiva e osso “sigam” esta extrusao , melhorando a estetica e consequentemente esse “buraco”entre os dentes.
    Abracos

  99. Andre Says:

    Bom dia Dr, gostaria de saber se tendo periodontite e alguns dentes que se movem já há alguns anos, mas meu dentista nunca disse nada, mesmo tendo parte da gengiva destruída com raiz exposta em 2 dentes, conseguirei manter meus dentes, ou eles iram cair sem que eu possa fazer nada, pois não conhecia a doença até uma semana atrás. Sempre usei escovas duras. Obrigado

  100. Contato Says:

    Ola Andre,
    primeiro ponto: troque hoje sua escova dura por uma macia e escove com delicadeza, para evitar mais raizes expostas.
    Quanto a manter seus dentes na boca, tudo vai depender da extensao da perda ossea, grau da mobilidade e gravidade da periodontite.
    Recomendo que procure um dentista especialista em gengivas (periodontista) para uma avaliacao mais apurada.
    Abracos

  101. Ana Says:

    Tenho pequena retração em alguns dentes, mas uma um pouco maior, nenhuma mobilidade. Tenho feito limpezas frequentes e melhorado a escovação, mas não sei a causa da retração. Minha pergunta: meu dentista anterior colocou resina em dois dentes (há um ano e estão firmes) e não sei se a resina ajuda a prevenir a perda óssea ou se prejudica em algo. Já seria caso para um periodontista? só a resina resolve, se a causa for apenas a escovação?
    obrigado

  102. Ana Says:

    ….apenas complementando, não tenho nenhuma dor ou sensibilidade nos dentes. obrigado novamente.

  103. Contato Says:

    Ola Ana,
    a resina serve para melhorar a sensibilidade em alguns casos, mas por outro lado, pode dificultar a higienizacao neste juncao entre a resina e a gengiva, o que pode levar a uma inflamacao neste local.
    O mais importante é descobrir e agir na causa de sua retracao, mas, independente da causa,é importante tratar estas retracoes ja existentes, uma vez que o osso que segura os dentes na boca sempre “segue” a gengiva e se ela retraiu, este osso bem provavelmente tambem sofreu perdas.
    Abracos

  104. Ana Says:

    obrigado pela resposta. só mais uma pergunta: a retração, mesmo pequena, é sempre irreversível? minha dentista atual não colocou resina porque diz que a gengiva pode voltar ao lugar com a limpeza…

  105. Delton de Oliveira Says:

    Olá, tenho 70 anos , uso protese superior e inferior, a 30 anos agora a protese inferior começou a doer quando mastigo, o dentista falou que acabou a Gengiva e quando dou a mordida a protese, apoia no nervo que fica entre o osso e a protese por isso doi tem que fazer um implante de 4 pinos para que a protese apoie no osso e não precione a gengiva, não existe outra alternativa? o implante fica em l5mil reais não tenho esta grana, agradeco ajuda que puder me dar – Delton

  106. Contato Says:

    Ola Delton,
    para fazer o implante precisa de osso de suporte. Se a gengiva nao esta mais suportando a sua protese é sinal que o osso existente nesta regiao tambem esta aquem da quantidade desejada. Sera feito enxerto osseo para colocacao dos implantes?

  107. Rodrigo Says:

    Ola,
    Tenha retraçao das gengivas em todos os dentes salvo os incisivos (dos caninos pra tras). Tenho 38 anos, e a vida inteira usei escovas com cerdas duras. Recentemente fui num dentista que detectou o problema. Eu mesmo nao via o problema, e nao sentia nenhum desconforto. As gengivas ja estao cerca de 1 ou 2 mm abaixo dos dentes, expondo as raizes. O dentista confeccionou um molde para a arcada superior para que eu use ao dormir. Existe alguma possibilidade de que as gengivas voltem para a posiçao correta?

  108. aline Says:

    Olá Dr., gostaria de saber se posso usar a pasta paradontax sem intervalos. Tenho retração da gengiva , acompanho sempre no dentista, e só me habituo a escovar os dentes com a paradontax, há 30 anos. Isso pode piorar minha situação? Algum tipo de alimento deve ser evitado?Agradeço se puder me responder, deixo meu e-mail. Abraços,
    Aline (2006aline@gmail.com)

  109. Cristina Says:

    Olá!
    Tive gengivite, com sangramento e tal, nos dentes de baixo, há alguns meses atrás. Tive uma pequena retração, mas a gengivite passou logo depois que fiz limpeza no dentista. Agora faz umas duas semanas que minha gengiva começou a arder e se retrair. Duas semanas é considerado um tempo rápido pra tratar a retração? Confesso que escovo com muita força, provavelmente é essa a causa, mas não consegui marcar com a dentista imediatamente. Queria saber se tem algo a mais pra eu fazer, porque estou escovando devagar, usando creme dental adequado, fio dental e buchecho, mas a retração ainda continua. Tenho 18 anos e já estou pensando em fazer enxerto, pois quando encosto os dentes um nos outros, sinto que eles se mexem um pouquinho. Volto a reforçar que não consegui marcar consulta imediatamente com o dentista. Obrigada, Cris

  110. Contato Says:

    Ola Rodrigo,
    a placa para dormir é bastante útil em casos onde a causa da retração é o apertamento dentário. Você relata que sempre usou escovas duras.Recomendo que passe a utilizar escovas macias e peça a seu dentista para mostrar-lhe como escovar sem prejudicar ainda mais as gengivas,pois o que já existe de retração, só pode ser tratado através de cirurgias periodontais.

  111. Contato Says:

    Ola Aline,
    pacientes com caso de retração devem evitar alimentos ácidos. Quanto a pasta, se está acostumada a usá-la e seu dentista não contra indicou, pode ser mantida.
    Abraços

  112. Contato Says:

    Ola Cristina,
    para avaliar as causas da retração teria que saber como está sua mordida, se há presença de bruxismo, tipo de escova,etc.
    O mais recomendado é que você entre em contato com seu dentista, pois o caso pode ser para enxerto e ai,não adianta querer tratar de forma paliativa.

  113. Paulo Says:

    Bom dia!!

    Fiz encherto ósseo no dente frontal e implante…

    Mas o contorno gengival está estranho…

    Há tratamento??

  114. Contato Says:

    Ola Paulo,
    pode ser necessario uma reavaliacao deste enxerto e contorno gengival. Entre em contato com um periodontista.

  115. Ana Says:

    ainda queria esta resposta, estou aguardando.
    só mais uma pergunta: a retração, mesmo pequena, é sempre irreversível? minha dentista atual não colocou resina porque diz que a gengiva pode voltar ao lugar com a limpeza…

  116. Contato Says:

    Ola Ana,
    uma retração gengival como reação à presença de tártaro, pode sim melhorar com a limpeza. A retração por escovação forte, etc, não volta ao lugar mesmo que você modifique seus hábitos.Nestes casos, o ideal é evitar que o problema piore.

  117. Daniela Says:

    Olá devido a um acidente de moto perdi 4 dentes inferiores e tive de colocar uma placa de aço no meu quixo para a fratura. hj faço um tramento ortodontico para alinhar meu dentes e fazer os implantes só que o canino que fica ao lado esta tento retração gengival que esta me preocupando muito, por que está inchando a gengiva ao lado e me causando muita sensibilidade e minha raiz está muito exposta. Eu gostaria de saber se nesse caso eu deveria fazer uma cirurgia. ou se só a prevenção resolve.

  118. Felipe Says:

    Olá Dr.,

    Fiz tratamento ortodôntico por 3 anos e nunca havia tido retração gengival. Porém aproximadamente um ano após o referido tratamento, apareceram retrações em vários dentes, sem contudo apresentar dor. Me incomoda a questão estética, então, questiono: o recobrimento da área desgastada é parcial ou total? Pode ser realizado tal procedimento em todos os dentes com retração? (aproximadamente 6)?

  119. Contato Says:

    Ola Daniela,
    dependendo da extensão da exposição gengival, o mais adequado é que se interrompa o tratamento ortodôntico, realize-se um recobrimento da região exposta e só posteriormente se de continuidade à ortodontia. Também devem ser avaliadas as causas da retração no seu caso.

  120. Contato Says:

    Ola Felipe,
    o primeiro passo sempre é identificar as causas da retração gengival e tentar eliminá-las na medida do possível. Em seguida, o especialista em periodontia, irá avaliar qual o método mais adequado para realizar este recobrimento no seu caso e se vale a pena ser feito em todos os dentes.

  121. maria Says:

    arranquei os dentes bem menina ,dentes da frente estou sem osso na frente gengiva mole o que fazer?

  122. Nara Says:

    Minha destista recomendou o recobrimento da retração gengiva com resina, tenho retração em 10 dentes em 3 cm, conforme avalaliação. Não tenho sensibilidade, qual seria a razão dessa aplicação, vai evitar a perda do dente? Tem o risco de amarelar e prejudicar a estética do dente? E qual o risco de imflamação? Por favor preciso orientações para que eu nao me arrependa de efetuar tal procedimento, alem do custo que pode ser desnecessário, em torno de 120 reais por dente, é o preço médio ? Agradeço atenção.
    Abraços.

  123. Contato Says:

    Nara,
    particularmente acredito que retrações de 3 cm em 10 dentes não devem ser tratadas somente com recobrimento com resina.
    Primeiro, seria interessante saber o que está causando esta retração e tratar a causa. Depois seria interessante analisar as possibilidades de enxerto gengival nessas regioes.
    Abracos

  124. Simone Says:

    Olá, estou com retração gengival após uso de aparelho ortodôntico. A causa foi detectada pelo especialista, foi decorrente de um considerável distanciamento entre dois dentes, não permitindo que o dente estivesse em contato dos dois lados e com a mastigação incorreta veio a retração. Fui em 4 periodontistas, um me recomendou o preencimento com resina, outro me recomendou a limpeza, outro disse que o uso da resina acelera a retração e o último disse que o preenchimento gengival não adiantaria devido a distância entre os dentes. Procurei um ortondontista e a melhor opção foi o uso novamente do aparelho ortodôntico autoligado e no tratamento será para intruir o dente. Pareceu a opção mais convincente mas com o movimento do dente poderá ocorrer riscos de extrai-lo? São tantos os entendimentos que traz dúvida ao paciente em qual opção escolher.

  125. Marnildo Says:

    Olá. Há uns 4 anos atrás fui a um periodontista que detectou retração em 2 dentes superiores traseiros, mais a presa superior esquerda. O especialista ainda disse que a causa só poderia ser escovação incorreta, porque, conforme raio x, a mastigação está correta e não havia, e não há presença de infecções. Foram-me passados cuidados como utilização de escovas de preferência extra-macias e uso de creme dental para sensibilidade. A verdade é que no início cuidei muito bem. Como o problema não progrediu nesse tempo, relaxei e, atualmente, mais 2 dentes exporam as raízes. Depois de ter ido nesse periodontista, fui em mais 2, que me disseram a mesma coisa. Tenho medo até de fazer limpeza dentária receoso de doer muito nas áreas expostas, por isso, tenho adiado isso enquanto posso. É possível fazer limpeza sem dor nesse caso, já que passa de hora de recorrer a uma? Outra coisa, não expus isso aos especialistas na época por achar irrisório: extraí o siso inferior direito por ter nascido problemático e conservo os outros 3. Isso tem algo a ver com a retração?

  126. Contato Says:

    Ola Marnildo,
    parece pelo seu relato que o problema esta mesmo na escovação.
    Quanto a limpeza, deve ser feita a cada seis meses, não deixe para depois.
    Converse com seu dentista sobre a possibilidade de enxerto gengival nas áreas mais afetadas.
    Abraços

  127. Contato Says:

    Ola Simone,
    atualmente temos contra indicado o preenchimento com resina, pois alguns estudos indicam sim, que pode haver um aumento da retração. A limpeza deve ser feita independente de retração ou não.
    Quanto ao aparelho, se seu dentista especialista nesta área analisou o caso e sugeriu a intrusão,pode ser uma boa alternativa. O importante é verificar como está a raiz deste dente e a quantidade óssea ao seu redor, pois movimentos intrusivos exigem bastante “força” para serem realizados.
    Um abraço

  128. Marnildo Says:

    Já perguntei a esse respeito, pois uma prima minha fez enxerto por ter passado por esse mesmo problema. Todos os 3 especialistas disseram que não tem como fazer os enxertos, já que a área afetada ainda é muito pequena. Enfim, é possível fazer limpeza sem dor nesse caso, já que passa de hora de recorrer a uma? Outra coisa, não expus isso aos especialistas na época por achar irrisório: extraí o siso inferior direito por ter nascido problemático e conservo os outros 3. Isso tem algo a ver com a retração?

  129. andre Says:

    tenho a gengiva alta em 4 dentes devido a escovaçao inrregular, que tipo de tratatamento ou remedio tem para usar

  130. RODRIGO Says:

    BOA TARDE,

    SENSIBILIDADE POR ESCOVAÇÃO FORTE, HAVENDO A CORRETA ESCOVAÇÃO A GENGIVA DEIXA DE SE RETRAIR? E SE RECOBRIR COM RESINA, QUAL O TEMPO ÚTIL DISSO? ESTA NÃO IMPEDE UMA REGENERAÇÃO AUTOMÁTICA DA GENGIVA?
    MUITO OBRIGADO.

  131. Contato Says:

    Rodrigo,
    com a correta escovação o problema não tende a piorar.Não aconselho atualmente o recobrimento com resina,devido aos efeitos colaterais possíveis.

  132. Contato Says:

    Andre,
    para responder sua duvida, basta ler as perguntas anteriores.

  133. RODRIGO Says:

    BOA TARDE,

    QUE TIPO DE EFEITO COLATERAL POR EXEMPLO?

    GRATO DESDE JÁ.

  134. Contato Says:

    Ola Rodrigo,
    voce pode ter por exemplo uma inflamação gengival localizada na junção entre a resina e a gengiva gerando a longo prazo mais retração gengival.

  135. RODRIGO Says:

    OBRIGADO.

  136. Rosana Gomes Says:

    Olá, li todas as perguntas e respostas acima, achei muito interessante, mas continuo com algumas dúvidas, fui ao especialista e me informou que estou com raiz expostas e que pode ser por bruxismo, que provavelmente eu aperto os dentes quando durmo, como descobrir se é bruxismo mesmo? (pois ele não deu certeza). Estou c/ muita dor há vários dias mesmo tomando analgésicos e utilizando pasta p/ dentes sensíveis. O dentista pediu um raio x panorâmico, mas não fez ainda nenhum tratamento, ele não poderia aliviar esta dor provisoriamente até descobrir a causa, pois estou sofrendo muito. Pelo que li acima, nós que temos retração gengival não poderemos clarear os dentes, não teria nenhum produto para obtermos os dentes branquinhos? Li também nos textos acima um uma pasta italiana BioRepair, ela realmente resolve? Muito Obrigada.

  137. Contato Says:

    Ola Rosana,
    para saber se voce tem bruxismo, o dentista pode avaliar o desgaste existente em seus dentes e se sua bochecha apresenta uma linha esbranquicada horizontal bem na area de apertamento de arco superior no inferior. Outra coisa que deve ser avaliada é a forma como voce escova seus dentes, pois muita forca também gera retracão da gengiva.
    Enquanto o diagnóstico não está fechado, sugiro que evite consumir coisas ácidas (como refrigerantes, suco de laranja,etc) e também que mantenha o uso da pasta para dentes sensíveis ( evite comprar aquelas que tem “efeito” branqueador).
    Quanto ao clareamento, enquanto sua condicão gengival não estiver controlada, acho extremamente contra indicado.
    Sobre a pasta, não posso informar, pois não tenho experiencia com a mesma.
    Um abraco.

  138. Bernadete Says:

    Olá, queria saber se a colocação de facetas de porcelana em dentes com retração gengival pode eliminar ou pelo menos diminuir a sensibilidade?

  139. Paula Says:

    Olá,
    Sofri um trauma muito grande nos dentes frontais e tive que passar por uma cirurgia de implante no dente direito e optar por uma coroa no dente esquerdo. Mas a gengiva subiu demais e perdi aquela gengiva em forma de V que fica na lateral do dente. Gostaria de saber se é possível fazer algum enxerto gengival .

  140. Nildete Luiza da Conceição Says:

    A minha dentista indicou que o melhor remédio para a retração dentária é colocar aparelho nos dentes, estou com receio de colocar, pois precisa extrair os dente do fundo.

  141. Contato Says:

    Nildete,
    tudo depende do caso, mas em geral o uso de aparelhos dentarios pode acentuar as retrações dentárias.

  142. Contato Says:

    Ola Paula,
    em geral é possível melhorar este perfil gengival.Entre em contato com um periodontista para que ele possa avaliá-la.

  143. Contato Says:

    Ola Bernadete,
    a faceta pode sim ajudá-la nesta questão, mas não pode ser esquecida a questão estética.Seu dente não vai ficar muito “comprido” ?

  144. Bernadete Says:

    Eu tinha pensado na questão do dente “comprido”. Mas por um momento achei que podia ser colocado algum material da cor da gengiva, acho que não é o caso, não é mesmo? Aí vai ficar bem feio. Implante de gengiva mesmo pelo que soube o resultado é imprevisível. Parece não ter muita opção. Acho que vou tentar melhorar a dor só com laser por enquanto…

  145. Ailda Says:

    Olá, Pessoal!

    Quanta gente com o mesmo problema que eu!
    Fui ao dentyista e ficou constatado que estou com retração de gengiva. Estou insegura quanto a fazer o tratamento indicado. É necessário desgastar o dente para fazer o tratamento? Mastigar gelo pode ser a causa do meu problema? Tenho retração em varios dentes do lado direito, o que não acontece no lado esquerdo!
    Desde já, obrigada pelos esclarecimentos lidos.
    Um abraço,
    Ailda

  146. Francisca Says:

    ola,
    tenho 18 anos e penso estar com recessão da gengiva nos meus caninos inferiores, penso que tenha a ver com a utilização de uma escova dentaria de cerdas muito duras e com a aplicação de muita força na escovagem, no entanto estou preocupada porque também posso estar a sofrer hoje com problemas do meu passado… fui bulimica durante 5 anos e sei que os ácidos gástricos poderão ter trazido problemas nos meus dentes, contudo os meus dentes tem um aspecto muito saudável. Por favor me ajude. Obrigada

  147. Contato Says:

    Ola Francisca,
    existem algumas diferenças entre a retração gengival por escovação e a perda de estrutura dentária por ácidos. Seu dentista ao ver seus dentes, saberá se os ácidos influenciaram de alguma forma em sua retração.

  148. Contato Says:

    Ola Ailda,
    existem várias causas para a retração estar presente mais de um lado do que do outro, por exemplo, o encaixe de sua mordida.Ele é normal ou você tem uma oclusão (encaixe) errado? Converse com seu dentista sobre isso.
    PS: Não é necessário desgastar dentes para tratar a retração.

  149. Contato Says:

    Olá Bernardete,
    o problema maior da resina, seja ela da cor do dente ou da gengiva, é a dificuldade de higienização do espacinho que ficará entre esta restauração e sua gengiva, o que pode ocasionar uma inflamação no local e um aumento da retração.
    O enxerto gengival tem uma taxa de sucesso bastante alta, desde que sejam tratadas as causas da retração.

  150. Carlos Says:

    Bom dia,
    Tenho doença periodontal grave.
    Já estou fazendo algumas cirurgias para remoção subgengival das placas bacterianas.
    Ocorre que após as cirurgias houve a famosa retração gengival pois eu tenho perda óssea e a gengiva acompanha o osso.
    Minha dentista não recomenda exerto gengival pois ela diz que ficariam sulcos que poderiam dificultar a limpeza A DOENÇA PERIONDOTAL VOLTAR.
    Isso procede?

  151. Contato Says:

    Ola Carlos,
    retração gengival e perda óssea podem levar a perda dentária. Será que nestes casos o enxerto é mesmo uma boa opção? Eu acredito que sim.

  152. Marilena Says:

    Meu filho usa aparelho há seis anos. Já algum tempo apresenta retração gengival nos caninos, a dentista dele quer fazer uma cirurgia da qual ela me disse que será utilizada membrana retirada do céu da boca. Ele tem bruxismo. Será q essa cirurgia resolve o caso pois ela falou q nõ pode nem apertar mais o aparelho, pois pode piorar a situação dos dentes. Meu filho tem muito medo da cirurgia por causa da anestesia. Qual é o tipo de anestesia utilizada?

  153. Fernando Says:

    Boa tarde, minha esposa tinha sério problema de tartaro, causando inflamação na gengia, o caso dela é que se ela passar de 15min sem escovar os dentes depois da alimentação a gengiva já inflamava, chagava a ir 2 vezes ao mes no bentista para a retirada de tartado da inflamação, mem o periodontista da região soube explicar a causa exata, hoje ela melhorou do tartado, mas as gengivas estão retraindo gradativamente, não só do mesmo dente, mas “sortidos”, sem motivo algum, quando ela mostra os dentes é muito estranho ver as raizer quase que completamente expostas. Sem mentira, mas minha esposa já trocou de escova umas 8 a 10 vezes, a pasta que ela usa é a Malvatricin anti-tartaro, e o colcate pro-alivio masageado com o dedo nos dentes devido a grade sensibilidade causada pela retração da gengiva, os medicos recomentaram a procurar um periodontista de fora.
    Voce já viu algo assim? sabe oque pode ser?

  154. Contato Says:

    Ola Fernando,
    provavelmente,devido a inflamação severa que ela tinha, houve perda de osso ao redor do dente e a gengiva agora esta aderida ao que restou do osso, ficando desta forma a raiz exposta e os dentes muitas vezes com mobilidade. Sugiro que entre em contato com um periodontista e avalie a necessidade de colocação de enxertos ósseos e gengivais nestas regiões.

  155. Contato Says:

    Ola Marilena,
    sobre o tipo de anestesia usada, o ideal é que você converse com sua dentista para que ela possa orientá-la. Mas muitas vezes, pode ser necessária a realização deste procedimento durante o tratamento ortododôntico caso haja retração severa.

  156. Ana Says:

    Olá, estou com retração de gengiva e gostaria de saber se a colocação de resina é um bom tratamento e se o melhor tratamento seria uma cirurgia?

  157. Contato Says:

    Ola Ana,
    atualmente não indico para meus pacientes a colocação de resina como forma de tratamento de retração gengival.

  158. marta Says:

    gostaria de saber como é feita a cirugia de menbrana para cobrir a area afetada,e si tem alguma contra indicaçao essa cirurgia?

  159. carla Says:

    ola . Tenho retraçao em 9 dentes o que posso faser para tratar

  160. Contato Says:

    Ola Carla,
    procure um periodontista, que é o dentista especializado em gengivas.

  161. Contato Says:

    Ola Marta,
    procure um periodontista, que é o dentista especializado em gengivas.Ele irá orientá-la sobre prós e contras e o que é mais indicado para seu caso.

  162. Cristina Lima Says:

    Boa noite… estou com uma grande dúvida! Tenho problema de retração no dente que vem após a presa, já fazem alguns anos que sentia sensibilidade nele, dai em outubro do ano passado fui ao dentista e ela fez uma cirurgia de enxerto de gengiva, mas agora 6 meses depois ainda sinto sensibilidade e notei que ainda esta um pouco retraído. Voltei na dentista e ela me disse que é por causa de um trauma q eu tenho nesse dente, e que de 4 em 4 meses teria q ir lá desgastar o dente para diminuir o trauma. Dai eu disse q iria procurar um orto, e ela me disse q de jeito nenhum pq não tenho gengiva o suficiente para movimentar os dentes… mas msm assim o procurei e o Orto já me falou que eu necessito mto do aparelho para diminuir essa retração, e q o efeito do trauma já esta afetando outros dentes… mas tenho medo de colocar o aparelho e piorar o quadro da retração, mas tbm de deixar assim e continuar piorando.

  163. Contato Says:

    Ola Cristina,
    em alguns casos o uso do aparelho pode sim piorar o quadro de retração, sugiro que solicite uma segunda opinião antes de tomar sua decisão.

  164. Solange Says:

    Gostaria de uma indicação de pasta dental para usar no caso de retração gengival? Obrigada!

  165. janaina Says:

    por favor sinto muita dor quando boto a minha prótese inferior,me ensina um remedio ou um gel?

  166. Contato Says:

    Janaina,
    voce deve entrar em contato com um dentista especialista em protese.

  167. Contato Says:

    Ola Solange,
    sugiro Sensodyne e Colgate Pro Alivio.

  168. Sergio Says:

    Olá.
    Tenho retração gengival e alem disso sou portador da Hemofilia leve, que seria uma deficiência na coagulação. Para o meu caso gostaria de saber qual o procedimento odontológico mais recomendado, e se há alguma indicação de local de tratamento no Rio de Janeiro, pois tenho tido dificuldade de encontrar profissionais especializados para o meu caso. Obrigado.

  169. Contato Says:

    Ola Sergio,
    Casos como o seu, devem ser tratados por especialistas.Entre em contato com o CRORJ e veja se eles tem um sistema de consulta dos especialistas em periodontia no Rio de Janeiro.

  170. Junior Says:

    Ola Boa noite… Meu nome e Junior tenho 13 anos e vo fazer uma cirugia de gengiva e estou com medo,a cirugia e porque eu fiz o canal e o canal tipo abriu e o dente ta abaixo da gengiva um poco e eu tenho medo… tem com vc ajudar ? por favor urgente ;S

  171. Sara Says:

    olá! eu estou um pouco preocupada, a minha gengiva está retraida num dente e parece que continua noutro! será que isto piora, ou seja, vai continuando nos outros dentes?
    tenho usado colgate total pro-gengivas saudaveis com fluor que ajuda a prevenir o sangramento das gengivas e irritação das gengivas , caries, placa bateriana…e usado escova macia será que melhora e ajuda a elas nao se retrairem mais?

  172. Contato Says:

    Ola Sara,
    a primeira coisa a ser feita é tratar a causa do problema, ou seja, descobrir porque você está tendo esta retração. Caso contrário, ela pode sim evoluir

  173. Contato Says:

    Ola Júnior,
    se é algo necessário, você não tem como não fazer. Mas o profissional lhe dará todas as orientações necessárias para que tudo corra bem.

  174. Roberta Says:

    Boa noite, tenho retração da gengival no dente da frente, arcada inferior. Ele tem se mostrado cada dia mais amolecido, meu dentista disse que preciso fazer, provavelmente uma cirurgia na gengiva. Até conseguir fazer essa cirurgia, existe alguma forma de segurar esse dente? Existe alguma forma de ir recuperando essa gengiva antes do procedimento??
    Muito obrigada

  175. Helena Rodrigues Says:

    Minha filha de 7 anos tem retração gengival do incisivo inferior (dente definitivo). Será normal nesta idade? O que deverei fazer?

  176. Geciane Says:

    Tenho a gengiva retraída em um dente, e li em um site que pode ser sintoma de gengivite. Porém, minha gengiva não é muito avermelhada, o que é comum nesse caso. Pode ser gengivite assim mesmo, ou é só a gengiva que retraiu?
    Gengiva retraída pode ocasionar, ou ser sintoma de alguma doença?

  177. Jo Says:

    Boa Noite Dr! Estou com retracao em um dente mas o dentista me informou que provavemente se fosse feito um enxerto a gengiva nao teria irrigacao suficiente e poderia necrosar a parte enxertada! Gostaria de saber se ao realizar o enxerto gengival o quadro (retracao) poderia piorar caso nao fosse bem sucedida?!

  178. thiago Says:

    Olá ! tenho 14 anos e tenho retração na minha gengiva , alem disso tem há um pouco de tartaro tbm (obs:dentes incisivos inferiores) e ele sao meio bambos nao muito …. minha dentista me ajuda mais não sei se ajuda mt …. gostaria de saber o que eu posso fazer , eu possso ficar banguelo ????? me ajude

  179. Contato Says:

    Ola Thiago,
    talvez fosse interessante você procurar um dentista especializado em gengivas (periodontista) para avaliá-lo.

  180. Contato Says:

    Ola,
    o primeiro passo é descobrir a causa da retração a avaliar o tipo de enxerto mais adequado ao seu caso. Consulte um especialista em gengivas (periodontista).

  181. Contato Says:

    Ola Geciane,
    gengiva retraída pode ser fruto de apertamento dentário, má posição dentária, escovação incorreta,etc. Entre em contato com seu dentista para que ele possa avaliá-la clinicamente.

  182. Contato Says:

    Ola Helena,
    não é normal nesta idade apresentar retração gengival. É necessário que se avalie a mordida. Entre em contato com seu dentista.

  183. Contato Says:

    Ola Roberta,
    a melhor solução em casos como esse, é tratar a causa da retração e também realizar o procedimento na gengiva

  184. richard Says:

    ola tenho 14 anos e minha gengiva dos dentes de baixo elas são baixa em formato de v eu não tenho sangramento elas não são inchada e cuido muito da minha higiene bucal queria saber se é normal ter a gengiva baixa

  185. Contato Says:

    Richard,
    não é normal ter a gengiva “baixa”. Precisa ser avaliada a quantidade de osso presente na região, mordida, tipo de escovação, hábitos parafuncionais,etc. Entre em contato com seu dentista.

  186. Rafaella Says:

    Olá, bom dia.
    Estou começando o tratamento com a periodontista agora, porém tenho algumas dúvidas. Quando eu fizer a raspagem radicular a gengiva tende a parar de se retrair? E esse processo de raspagem juntamente com uma boa higienização e acompanhamento fará parar essa retração? Essa infecção pode passar de “um dente para o outro”?
    Obrigada.

  187. Jean Carlos Says:

    Bom dia! Tenho 51 anos e tenho o habito de mastigar muito chiclete enumera dente meu inferior e gengiva retraiu .Gostaria de saber de parando de mascar a gengiva volta ao lugar natural. Abs. Jean Gomes

  188. Marcela Says:

    Vi na internet alguns procedimentos cirurgicos pra quem tem retração gengival, e notei que a nova pele cobre bem a raiz dos dentes com a retração. Gostaria de saber quem faz esse procedimento tem risco de voltar a retração nos mesmos dentes??

  189. Contato Says:

    Ola Priscila,
    com 35 anos você não conseguirá expansão, apenas inclinação de dentes.Talvez por isso ainda não tenha visto nenhuma abertura entre os dentes.
    Um abraço!

  190. Contato Says:

    Ola Jean,
    a gengiva não vai voltar ao lugar se você parar de mascar chicletes e provavelmente ele não é a causa isolada de sua retração gengival. Entre em contato com um periodontista.
    Um abraço.

  191. Contato Says:

    Ola Rafaella,
    o primeiro passo para ter uma gengiva saudável, é manter a higienização sempre em dia através de limpeza e uso de escova e fio dental. Mas somente sua periodontista poderá avaliar se somente a raspagem será suficiente ou se algum outro procedimento se fará necessário.
    Um abraço.

  192. Contato Says:

    Ola Marcela,
    se a causa do problema não for tratada, a chance de que a retração volte a aparecer é grande.
    Um abraço!

  193. Jessica M Says:

    oi!!! tenho retracao em um dente só e foi muito forte ha um ano chegou em seu limite. retirei o freio e tb fiz cirurgia de enxerto so que a retracao voltou. posso fazer enxerto artificial pois achei o retirado do palato muito traumatico?

  194. Fernando Says:

    Boa noite, tenho 27 anos, mas tenho notado a retração da minha gengiva
    um ano mais ou menos. São em dois dentes, do lado no qual eu faço a escovação sem círculos como se aprende, no outro no qual eu faço não tenho esse problema. Tenho queimação e gosto de coisas ácidas como balas de goma.Pelo que eu li, só com a prevenção, escovas de dentes macias, escovação correta… Gostaria que você desse mais detalhes sobre tratamentos. Se a retração tem como fazer ela parar e voltar ao normal. Desde já agradeço.

  195. Contato Says:

    Ola Fernando!
    O primeiro passo deve ser descobrir a causa de sua retração gengival.Pode ser por acidez,escovacao,apertamento dentário, mordida incorreta,etc.

  196. Contato Says:

    Olá Jessica!
    Para que não ocorra nova volta, recomendo que primeiro descubram a causa do problema e tratem também a causa.

Leave a Reply